Inspeção por Geometria

A BRASTAN desenvolveu seu próprio equipamento de inspeção por geometria (carro controle), batizado de NomadTan, com o intuito de adaptar a solução para as necessidade específicas do mercado nacional. O equipamento é preparado para trafegar em via e equipado com as melhores tecnologias e ferramentas para análise de via permanente. Algumas tecnologias utilizadas são:

  • navegação inercial;
  • automação e eletrônica digital;
  • servidores cloud;
  • serviços via internet;
  • tudo rastreável num ambiente colaborativo da concepção à operação.

O equipamento é capaz de ler, interpretar e reportar mais de 20 parâmetros, sendo alguns deles:

  • Bitola: Temos capacidade de realizar medição com carro controle para as seguintes bitolas:
    • Métrica 1.000mm
    • Standard 1.435 mm
    • Larga 1.600mm
  • Superelevação ou nivelamento transversal: Superelevação consiste em elevar o nível do trilho externo de uma curva. Esta técnica reduz o desconforto gerado pela mudança de direção, diminui o desgaste no contato metal-metal e o risco de tombamento devido à força centrífuga que aparece nas curvas. A partir da Superelevação medida na via podem ser calculados parâmetros que, quando excedem determinados níveis podem comprometer a circulação de trens ou até ocasionar acidentes (torção, empeno, superelevação insuficiente, superelevação excessiva, etc.);
  • Alinhamento Longitudinal: Determina o alinhamento real da via, visando priorizar a manutenção em pontos onde o alinhamento está mais distante daquele de projeto, evitando assim desgaste excessivo de trilhos, redução da vida útil dos demais componentes da superestrutura, entre outros.
  • Nivelamento Longitudinal: É possível calcular também o nivelamento ao longo de cada trilho, para identificar, por exemplo, pontos onde o recalque da via acontece de ambos os lados e não são encontrados através do cálculo de superelevação.
  • entre outros.

O equipamento de inspeção é instalado em veículo rodo-ferroviário e faz a análise de todo trajeto em tempo real, com visualização dos parâmetros em tela touch-screen. Paralelamente os relatórios são enviados para o portal NomadLog durante a inspeção via conexão de telefonia móvel com tecnologia 4G.

Para auxiliar as diferentes áreas da ferrovia, os dados coletados são disponibilizados em diversos formatos, sendo alguns deles:

Relatório PDF

Visualização online

                CSV de medições

CSV de exceções (parâmetros que excedem os limites pré-estabelecidos)

As principais vantagens do NomadTan são:

  • Alta produtividade (velocidades de inspeção de até 50km/h);
  • Altamente customizável para a realidade de cada ferrovia (nomenclaturas, formatos de relatórios, etc.);
  • Montagem em equipamento rodo-ferroviário permite maior flexibilidade na operação;
  • Baixa manutenção;
  • Rastreabilidade e georreferenciamento de todas inspeções e dados medidos;
  • Disponibilização dos dados online através do portal NomadLog.com.br ou sincronização com a plataforma de preferência do cliente;
  • Consultoria técnica disponível e de fácil acesso

Vídeo Demostrativo de Funcionamento do Equipamento